domingo, 17 de maio de 2015

Faça seu próprio dessalinizador e destilador solar

A tecnologia solar vai muito mais longe do que a criação de energia elétrica: algumas pessoas aprenderam a usar o sol para realizar proezas impressionantes, como cozinhar. Na Terra, o sol dá uma pancada violenta de energia térmica através de muitas formas diferentes de radiação, e formas inovadoras de usar esta energia têm sido desenvolvidas desde a aurora do homem. Neste artigo vamos mostrar-lhe como construir uma destilaria solar e até mesmo dessalinizar água com materiais simples e o poder do sol!

Há muitas maneiras de construir as destilarias solares, essas tecnologias normalmente evaporam a água em um recipiente para produzir água potável destilada em outro recipiente. Um projeto comum de destilaria solar emprega pelo menos um painel limpo parecido com vidro que se encaixa em, ou sobre, um recipiente construído para reter a água.

Como demonstrado na imagem abaixo, a luz solar que atravessa um material transparente tem energia suficiente para evaporar a água que em seguida se recolhe sobre o vidro, condensa e escorre no painel em um recipiente vazio.



Embora este projeto seja simples de construir e usar, algumas pessoas não estão muito satisfeitas com isso, pois elas podem precisar de sua água mais cedo e em maiores quantidades. Para destilar quantidades maiores de água com o sol uma pessoa precisa de mais energia; mais luz solar. Uma forma incrível para ampliar o poder do sol é usar espelhos para refletir muito mais área de superfície do sol em uma área menor. Nós não vamos usar apenas qualquer espelho velho, vamos usar um espelho parabólico!

No início, é muito fácil de ser cético sobre a eficácia deste conceito, até que você saiba que alguns desses espelhos parabólicos chegam a mais de 149º celsius! Alguns desses projetos usam uma folha de mylar reflexiva simples como um espelho e ainda funciona muito bem sem ser complicada ou cara para construir. Sem surpresa, parece haver uma riqueza de informações na Internet, que ilustram, em profundidade, a mecânica de como espelhos parabólicos trabalham e os melhores materiais para usar em sua construção.

Agora, aqui é onde as coisas começam a tomar um rumo muito interessante, deixando de ser simplesmente uma tecnologia incrível para ter realmente um enorme impacto sobre as preocupações globais; estas mesmas técnicas acima mencionadas podem ser usadas para dessalinizar a água! É isso mesmo, algo que as equipes das empresas de energia e de água lutam, tendo que construir equipamentos industriais em grande escala que consomem muito mais energia do que a água produzida jamais vai prover, e podendo ser tornadas obsoletas com destiladores solares.

Um mundo open source está pavimentando o caminho para novas tecnologias para saltar adiante. Um usuário do site Instructables.com até mesmo deu planos mundiais para uma usina multiuso de dessalinização solar, de forma gratuita! Felizmente, existem pessoas capazes de construir estes alambiques para comunidades inteiras de pessoas que também têm descoberto essa tecnologia e estão a construir-las em escalas muito grandes.

"Dentro de cerca de cinco anos, o co-fundador da empresa WaterFX, Aaron Mandell, espera processar 10 vezes esse valor em todo o Vale de San Joaquin. E aqui está a parte que faz os agricultores que compram sua água muito mais animados: a sua planta de dessalinização solar produz água que custa cerca de um quarto do que os custos convencionais: 450 dólares por acre, contra US$ 2.000 por acre."

"Como isso funciona? Ao contrário da dessalinização convencional, que utiliza um sistema de osmose inversa de alta pressão que força o sal e outros sólidos através de uma membrana, a WaterFX limpa a água através da utilização de 400 quilowatts solares - daí os espelhos. Esta destilaria solar concentrada recolhe a energia do sol, que aquece um tubo contendo óleo natural, fornecendo calor para o processo posterior de destilação."

Um último aviso é que a água destilada não tem minerais, e isso tem que ser compensado em sua dieta (já que é hipotônica para as células). Não é aconselhável beber apenas água destilada a menos que esteja obtendo mais minerais do que o suficiente em sua dieta.

Fonte: Exposing The Truth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...