segunda-feira, 16 de maio de 2016

6 plantas com propriedades analgésicas para aliviar a dor

Além de aliviar o estresse e a ansiedade, a infusão de valeriana é muito benéfica para aliviar dores musculares, assim como espasmos e dores de cabeça.

6 plantas com propriedades analgésicas para aliviar a dor
A dor é uma resposta do corpo que ocorre quando as terminações nervosas recebem uma grande quantidade de estímulos e enviam ao cérebro um sinal de alerta. Tais estímulos podem ser produto de um excesso de calor, uma pancada forte ou alguma alteração causada por agentes químicos estranhos em nosso corpo. Felizmente na natureza encontramos excelentes plantas que nos ajudam a combater as dores de forma natural.
Atualmente existem diferentes tipos de medicamentos que podem ajudar a diminuir a dor independentemente de qual seja sua origem e sua intensidade.
Porém, o uso excessivo de analgésicos convencionais pode ter efeitos colaterais para a saúde,principalmente porque são feitos de algumas substâncias químicas que não caem bem a todos os órgãos do corpo.
Por isso, já há algum tempo têm-se promovido o consumo de plantas medicinais, as quais, por seus componentes, têm um efeito similar ao dos fármacos, mas sem causar reações adversas. Está interessado em conhecê-las?

Então confira a seguir quais são estas plantas:

  1. Hortelã

Hortelã é uma planta que pode aliviar a dor
Ainda que os principais benefícios da hortelã sejam os de aliviar os gases e a inflamação estomacal, ela também tem um interessante efeito analgésico que pode diminuir a dor gástrica e outras doenças associadas.

Como consumi-la?

Ainda que costume ser adicionada a bebidas, vitaminas e outras receitas, a melhor forma de aproveitar suas qualidades medicinais é por meio de uma infusão.
Ingredientes
  • 1 colher de chá de hortelã (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
Preparo
  • Coloque uma xícara de água para ferver e, quando chegar à ebulição, adicione uma colher de chá de hortelã.
  • Deixe cozinhar por mais 3 minutos e, a seguir, retire do fogo e deixe repousar.
  • É aconselhável tomar 3 xícaras por dia.
  1. Valeriana

É uma das plantas se tornou muito popular em todo o mundo por seu efeito calmante, que pode controlar a ansiedade e o estresse.
Porém, além desse benefício tão importante, também foi descoberta sua ação analgésica, quepode aliviar problemas comuns como espasmos, dor de cabeça ou câimbras musculares, entre outros.

Como consumi-la?

É possível comprar a planta em extratos ou comprimidos em lojas de produtos naturais. Porém, se preferi-la em seu estado 100% natural, prepare sua infusão.
Ingredientes
  • 1 colher de chá de folhas de valeriana (5g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
Preparo
  • Coloque uma xícara de água para ferver e, quando chegar à ebulição, adicione a valeriana e deixe por mais 3 minutos no fogo.
  • Depois desse tempo, retire do fogo e deixe repousar antes de consumir.
  1. Canela

Canela pode ajudar a aliviar dores
Além de ser usada como especiaria pelos sabor e aroma agradáveis, a canela tem um efeito analgésico que pode diminuir as dores musculares, câimbras e espasmos.

Como consumir?

É possível encontrar seu extrato natural no supermercado, porém, a infusão da casca de canela é a maneira mais popular de consumo.
Ingredientes
  • 1 colher de chá de canela (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
Preparo
  • Coloque uma xícara de água para ferver e adicione a colher de chá de canela.
  • Deixe repousar por 5 minutos e consuma.
  1. Alecrim

O alecrim é uma das plantas que possui efeito analgésico, útil para aliviar a dor de cabeça, no pescoço e nas costas. Também tem uma ação anti-inflamatória ideal para aquelas doenças que afetam as articulações e para os músculos.

Como consumir?

Se a finalidade do uso for combater a dor de cabeça, o mais aconselhável é usar para fazer inalações de seu vapor. Porém, se for para outros tipos de problema, nada melhor do que aproveitar o preparo de uma infusão.
Ingredientes
  • 2 colheres de sopa de alecrim (20 g)
  • 1 litros de água
Preparo
  • Coloque os 20 gramas de alecrim para ferver em um litro de água, deixe repousar e tome 1 xícara bem quente.
  1. Urtiga para aliviar a dor

Chá-de-urtiga-500x335
A ação analgésica desta planta é tão boa que pode aliviar dores fortes como as causadas pela artrite e a gota.
Seus compostos anti-inflamatórios combinados com o boro, o cálcio e o silício, têm um efeito calmante, ao mesmo tempo que fortalecem os ossos.

Como consumir?

Para aproveitar este benefício da urtiga basta preparar uma infusão.
Ingredientes
  • 1 colher de chá de folhas de urtiga (10 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
Preparo
  • Ferva uma xícara de água e adicione 1 colher de sopa de folhas de urtiga.
  • Deixe ferver por mais 3 minutos e retire do fogo, quando estiver morna coe e tome até 3 xícaras por dia.
  1. Lavanda para diminuir dores por lesão muscular

As propriedades medicinais da lavanda incluem um leve efeito analgésico que pode diminuir a dor causada pelo torcicolo ou alguma lesão muscular.

Como usar?

Esta planta pode ser aproveitada se aplicarmos topicamente em compressas ou usando seu óleo essencial para fazer massagens.
  • Se as dores forem na lombar, aplique uma compressa de infusão de lavanda sobre a região afetada durante 10 minutos.
  • Para o torcicolo e dores no pescoço prepare uma mistura de óleo essencial de lavanda com partes iguais de azeite de oliva e aplique com uma leve massagem.

http://saudealternativaa.blogspot.com.br/2016/05/6-plantas-com-propriedades-analgesicas.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...