segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Coisas que você não sabia sobre o café e 4 truques

Se você for daquelas pessoas que não pode ficar sem beber uma xícara de café depois do almoço, talvez queira saber que o café é um remédio muito eficaz para aliviar a dor de cabeça. Experimente tomar uma xícara quando a cefaleia começar e verá como passa
Se você for daquelas pessoas que não pode ficar sem beber uma xícara de café depois do almoço, talvez queira saber que o café é um remédio muito eficaz para aliviar a dor de cabeça. Experimente tomar uma xícara quando a cefaleia começar e verá como passa
Dizem que o café nos dá bom dia, que é um doce veneno que nos proporciona uma vida eterna e que, além disso, ajuda a quem dorme pouco e sonha muito.
Seja como for, todo o mundo gosta de café e não poderíamos enfrentar os nossos dias sem essa xícara matinal, com ou sem açúcar, com ou sem leite.
Em nosso espaço temos falado muitas vezes de seus benefícios, de como se pode preparar e das quantidades adequadas para tomar sem lamentar as suas consequências.
Agora, nesta ocasião queremos explicar para você algumas coisas que você não sabia sobre o café. E se ocorrerem outras mais que não aparecem neste artigo… Não hesite em nos deixar seus comentários!

Os polifenóis do café duram até 14 horas no nosso sangue

Com certeza você já ouviu falar de polifenóis. Podemos defini-los como elementos bioativos com capacidade antioxidante que cuidam de nossa saúde e que previnem muitas doenças, especialmente, as cardiovasculares e neurodegenerativas.
Segundo os cientistas do Centro de Investigação Nestlé, de Vers-Chez-les-Blanc (Lausanne, Suíça), uma xícara de café nos fornece um grande número de polifenóis que vão ficar presentes em nossa corrente sanguínea entre 12 e 14 horas.
  • Os polifenóis nos protegem do ataque dos radicais livres, fortalecem os tecidos de muitos órgãos, favorecem a absorção de nutrientes no intestino delgado e cuidam de nossa flora intestinal.
  • Segundo este mesmo estudo, podemos incluir um pouco de leite em nosso café, porque este tipo de antioxidantes fenólicos continuará presente nele.

Ajuda a combater a dor de cabeça

É possível que você já conheça este fato. Embora seja certo que o café é um estimulante e, pela regra geral, devesse ser um ativador da dor de cabeça,  para uma percentagem muito elevada de pessoas ele ajuda a reduzi-la. Uma explicação para isso pode ser  a vitamina B3:
  • O café é rico em vitamina B3, que nos ajuda a realizar múltiplos processos metabólicos essenciais para que as células tenham suficiente energia.
  • Facilita o trabalho dos neurotransmissores, a síntese dos hormônios e nos permite manter um sistema nervoso saudável e forte.
  • Permite-nos também manter o colesterol dentro dos níveis normais, reforçar a circulação sanguínea e tratar da dor de cabeça crônica, ou daquela associada ao cansaço.
O café nos ajuda a prevenir e a tratar as câimbras muscularesCafe-e-caimbras

Um dado curioso que vale a pena ter em conta. Sabia, por exemplo, que uma xícara de café de 100 ml, nos fornece quase 10% da dose de potássio que necessitamos por dia? Pois é.
  • O café é uma das bebidas mais ricas em oligoelementos que podemos consumir. Contém, em sua composição, minerais essenciais como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro…
  • O potássio é, sem dúvida, um dos elementos mais abundantes no café e, por isso, o torna ideal para combater o cansaço e as  câimbras musculares.
  • O café favorece a contração muscular e a transmissão do fluxo nervoso, contribuindo além disso, para o bom funcionamento dos rins e nos fornecendo energia para começarmos o dia.
4 truques curiosos que ajudarão você a desfrutar mais do café Cafe-hipotensão

1.Começar o dia com o cheiro do café

Tem um temporizador em casa?  São muito práticos para poder programar, por exemplo, o momento no qual desejamos que nossos eletrodomésticos comecem a funcionar.
Uma forma muito motivadora de começar o dia e de nos fazer levantar da cama com ânimo é sentir o cheiro agradável do café que acabou de ser feito. Para isso, você só tem que deixar sua cafeteira expresso já preparada, programar o temporizador para uns 10 minutos antes da sua hora de levantar…   E pronto.
A casa cheirará a café e ninguém será capaz de ficar mais tempo deitado.

2.Café com menta, café com canela…

Uma forma maravilhosa de desfrutar um pouco mais do café e das infusões é combinar “ambos os mundos”. Não são incompatíveis e os benefícios são múltiplos.
Se você sentir curiosidade por provar um tipo de café realmente delicioso, experimente adicionar ao seu recipiente de café um pouco de canela em pó.  Faça isso e verá que descoberta tão agradável.
3.Café com gelo? Evite que fique aguadoCafe-com-gelo

Quando estamos no verão quase ninguém consegue resistir a tomar um delicioso café com pedras de gelo. Contudo, sabemos que é desagradável quando deixamos o café ficar aguado.
Solução?  A próxima vez que fizer café, coloque-o em sacos para gelo.  Você obterá “pedras de café” que poderá adicionar em sua xícara sem deixar o café ficar sem graça  de novo.

        4.Uma soneca depois do café

Se você for daquelas pessoas que não podem deixar de tomar uma xícara de café depois do almoço, cairá bem tomá-lo bem quente para, depois, tirar uma soneca.
Você perguntará como pode ser, já que o café é um ativador natural. Isto acontece porque a xícara de café não fará efeito até que passem 15 ou 20 minutos.
 Assim, tomar um café bem quente, ajudará você a ter um agradável sonho. E quando despertar, depois dos 15 minutos, graças à cafeína e a essa soneca reparadora, estará mais que pronto para continuar com o seu dia.

http://melhorcomsaude.com/coisas-voce-nao-sabia-cafe-4-truques/


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Os benefícios desconhecidos das laranjas

Você sabia que podemos aproveitar muito mais os benefícios da laranja se a consumirmos fora das refeições? O melhor é ingeri-la em jejum, para que possamos obter mais energias.




É difícil conhecer alguém que não goste de laranja, e tanto a fruta fresca quanto seu suco estão entre os mais consumidos em todo o mundo. Além da sua enorme popularidade, a laranja é muito versátil, e funciona tanto como parte de um lanche ou café da manhã balanceado, quanto como ingrediente no momento de cozinhar diferentes pratos da culinária mundial.
Esta fruta cítrica é repleta de nutrientes e seu consumo oferece diversos benefícios para a nossa saúde, possuindo inclusive propriedades medicinais.
Se você não estiver acostumado a consumi-la em seu dia a dia, saiba que vale a pena incluir a laranja em uma dieta saudável e balanceada, que irá proporcionar muito mais energia, vitalidade e bem-estar.
Quer saber quais são alguns dos principais benefícios que as laranjas têm a nos oferecer? Basta continuar lendo e se surpreender com todas as vantagens de consumir esta fruta deliciosa.

As laranjas e seus benefícios

Laranjas
  1. Contribui para a saúde do coração

As laranjas possuem uma quantidade significativa de potássio, um mineral que, entre outras coisas, pode ajudar o coração a funcionar bem. Quando os níveis de potássio no corpo ficam muito baixos, o ser humano pode desenvolver algum ritmo anormal nos batimentos cardíacos, uma condição conhecida como arritmia.
Por este motivo, consumir laranjas ajuda a manter o ritmo cardíaco estável e moderado.
  1. Combate infecções virais

Este benefício das laranjas está ligado ao seu alto teor de polifenóis, compostos bioativos comumente encontrados em frutas e vegetais. Além de prevenir doenças, os polifenóis também ajudam a tratar infecções virais de forma totalmente natural e sem efeitos colaterais.
  1. Protege a pele

A laranja é um excelente ingrediente para manter a saúde da pele, já que seus componentes permitem ter uma pele suave, bonita e macia, com um brilho natural. Por este motivo, a laranja é inclusive utilizada por empresas de cosméticos como um dos ingredientes ativos de seus produtos comercializados nas farmácias e lojas especializadas. Aproveite e utilize a laranja em sua forma natural para proteger e cuidar da sua pele.
  1. Ajuda a manter o corpo alcalino

Suco-de-laranja
Já falamos em alguns momentos sobre a importância de mantermos um ambiente alcalino dentro do nosso organismo. Uma forma de fazer isso é através do consumo de alimentos que contribuem para alcalinizar o corpo, e felizmente a laranja é um deles.
Embora elas sejam ácidas, quando começamos a digerir as laranjas, elas contêm muitos minerais alcalinos que ajudam a equilibrar o pH do corpo. Elas possuem, por este motivo, uma ação semelhante à do limão.
  1. Contribui para uma boa visão

As laranjas contêm um percentual relevante de vitamina A e de vários flavonoides, além da presença de diversos antioxidantes. Sabe-se que a vitamina A é o elemento mais essencial para a saúde da visão, já que mantém a membrana mucosa e a pele dos olhos saudáveis. Por este motivo, o consumo de laranja ajuda a prevenir a degeneração macular.
  1. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

A laranja possui um índice glicêmico considerado muito baixo, e por isso, apesar de conter os açúcares comumente presentes nas frutas, ela não irá fazer com que os níveis de açúcar no sangue aumentem ou apresentem picos, ajudando a mantê-los estáveis. Dessa forma, ela não irá causar problemas com a insulina ou com o ganho de peso.
  1. Previne o envelhecimento precoce

Laranja-expremida
A presença de antioxidantes e de compostos com propriedades anti-inflamatórias na laranja ajudam a neutralizar os efeitos dos radicais livres. Por este motivo, esta fruta deliciosa é capaz de ajudar a combater o aparecimento do envelhecimento precoce.
  1. Fortalece o sistema imunológico e combate doenças

Um dos benefícios mais conhecidos das laranjas é o seu alto teor de vitamina C, e nós não poderíamos deixar de mencioná-lo em nossa lista. Este poderoso antioxidante fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo contra agentes infecciosos.
Desta forma, a vitamina C ajuda não apenas a prevenir doenças, mas também a combatê-las de forma natural, por isso vale a pena torná-la uma parte do nosso dia a dia.
  1. Previne o câncer

Pesquisas recentes indicam que o consumo de laranja pode ajudar a prevenir diferentes tipos de câncer, incluindo o câncer de pele, pulmão, estômago, laringe, boca e cólon. Isso ocorre, pois esta fruta é rica em flavonoides, vitaminas e outros compostos antioxidantes que atuam como uma forma de proteção e prevenção totalmente natural.

http://melhorcomsaude.com/os-beneficios-desconhecidos-das-laranjas/


domingo, 8 de novembro de 2015

Cientista cria colírio que poderia curar catarata sem cirurgia


catarata é responsável pela metade dos casos de cegueira no mundo. Mesmo assim, a cura para a doença ainda depende de uma cirurgia complexa e nada acessível. Mas, se depender de um grupo de pesquisadores da University of California San Diego, a solução para a doença pode estar mais perto do que nunca.
O time de pesquisadores publicou recentemente na revista Nature que está desenvolvendo um colírio que pode ser capaz de dissolver a catarata. A tentativa é decorrência da descoberta de que pacientes jovens que sofrem de catarata não produziam um hormônio esteroide conhecido como lanosterol.
Com esse dado em mãos, os cientistas começaram a realizar experimentos. O primeiro deles foi a aplicação de uma solução contendo o hormônio em células do cristalino humano, o que apresentou bons resultados. Depois disso, foram realizados testes em animais com resultados surpreendentes: um grupo de treze coelhos com catarata severa foi tratado com a solução e 11 deles apresentaram melhoras significativas. Os testes em humanos devem começar em breve e podem ser o avanço que algumas pessoas esperavam na busca pela cura da doença.

http://www.hypeness.com.br/2015/08/cientista-cria-colirio-que-poderia-curar-catarata-sem-cirurgia/



Os remédios caseiros contra dor de ouvido que não falham


Uma das dores mais insuportáveis é a dor de ouvido, não é verdade?

Geralmente elas são consequência de uma gripe forte,pois o fluido pode se acumular nas trompas de Eustáquio, provocando a dor.

Outro motivo bastante comum são os vários tipos infecções no ouvido.

O ideal é procurar um médico para diagnosticar a causa e tratar.

No entanto, temos algumas alternativas naturais que podem ajudar você na emergência.

1. Calor

Coloque uma bolsa/almofada térmica no ouvido afetado.

Mantenha-se sentado enquanto fizer isso.

O procedimento acalmará a dor.

2. Água

Beber água ou outro líquido (água de coco também é excelente) pode aliviar a pressão causada por uma infecção nos ouvidos.

É que, com isso, há o estímulo da circulação dos fluidos acumulados nas trompas.

3. Plantas medicinais

Os vegetais podem ser aplicados na área dolorida, como um emplastro.

Não estamos falando de qualquer planta, mas das medicinais, como:

- Gengibre: o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e é um excelente analgésico, podendo combater infecções no ouvido.

- Tomilho

- Camomila

4. Suco de alho

Faça um suco de alho, pois isso aliviará a dor.

E se você estiver com infecção, o alho será ainda mais útil, já que tem propriedades antibióticas.

Basta descascar os dentes de alho, espremer e colocar algumas gotas no ouvido.

5. Azeite extravirgem de oliva

Com um conta-gotas, aplique algumas gotas de azeite à temperatura ambiente no ouvido afetado.

O azeite agirá como lubrificante dos fluidos, aliviando as dores.

6. Pano úmido quente

Mergulhe um pano limpo numa porção de água morna, não muito quente para não se queimar, e o encoste no ouvido.

Deixe descansar por 10 minutos.

O segredo desta alternativa é que o calor irá combater os germes que provocam a dor.

Por ser natural, você pode repetir esse procedimento várias vezes ao dia.

7. Cebola

Esquente cebolas picadas, depois coloque os pedaços num pano.

Feito isso, prepare um emplastro e aplique no ouvido, sem pressionar.

Deixe agir por 10 minutos.

8. Arruda

Pegue algumas folhas de arruda e esmague até obter um caldo verde.

Umedeça uma pedaço de algodão com esse caldo e aplique na entrada do ouvido, deixando ali durante algumas horas.

Faça isso enquanto durar a dor.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos naturais. Ele não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.


http://www.curapelanatureza.com.br/2015/10/os-remedios-caseiros-contra-dor-de.html#sthash.tzxya4NO.dpuf


Que o seu alimento seja seu remédio, e que seu remédio seja seu alimento. (Hipócrates)