segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Coisas que você não sabia sobre o café e 4 truques

Se você for daquelas pessoas que não pode ficar sem beber uma xícara de café depois do almoço, talvez queira saber que o café é um remédio muito eficaz para aliviar a dor de cabeça. Experimente tomar uma xícara quando a cefaleia começar e verá como passa
Se você for daquelas pessoas que não pode ficar sem beber uma xícara de café depois do almoço, talvez queira saber que o café é um remédio muito eficaz para aliviar a dor de cabeça. Experimente tomar uma xícara quando a cefaleia começar e verá como passa
Dizem que o café nos dá bom dia, que é um doce veneno que nos proporciona uma vida eterna e que, além disso, ajuda a quem dorme pouco e sonha muito.
Seja como for, todo o mundo gosta de café e não poderíamos enfrentar os nossos dias sem essa xícara matinal, com ou sem açúcar, com ou sem leite.
Em nosso espaço temos falado muitas vezes de seus benefícios, de como se pode preparar e das quantidades adequadas para tomar sem lamentar as suas consequências.
Agora, nesta ocasião queremos explicar para você algumas coisas que você não sabia sobre o café. E se ocorrerem outras mais que não aparecem neste artigo… Não hesite em nos deixar seus comentários!

Os polifenóis do café duram até 14 horas no nosso sangue

Com certeza você já ouviu falar de polifenóis. Podemos defini-los como elementos bioativos com capacidade antioxidante que cuidam de nossa saúde e que previnem muitas doenças, especialmente, as cardiovasculares e neurodegenerativas.
Segundo os cientistas do Centro de Investigação Nestlé, de Vers-Chez-les-Blanc (Lausanne, Suíça), uma xícara de café nos fornece um grande número de polifenóis que vão ficar presentes em nossa corrente sanguínea entre 12 e 14 horas.
  • Os polifenóis nos protegem do ataque dos radicais livres, fortalecem os tecidos de muitos órgãos, favorecem a absorção de nutrientes no intestino delgado e cuidam de nossa flora intestinal.
  • Segundo este mesmo estudo, podemos incluir um pouco de leite em nosso café, porque este tipo de antioxidantes fenólicos continuará presente nele.

Ajuda a combater a dor de cabeça

É possível que você já conheça este fato. Embora seja certo que o café é um estimulante e, pela regra geral, devesse ser um ativador da dor de cabeça,  para uma percentagem muito elevada de pessoas ele ajuda a reduzi-la. Uma explicação para isso pode ser  a vitamina B3:
  • O café é rico em vitamina B3, que nos ajuda a realizar múltiplos processos metabólicos essenciais para que as células tenham suficiente energia.
  • Facilita o trabalho dos neurotransmissores, a síntese dos hormônios e nos permite manter um sistema nervoso saudável e forte.
  • Permite-nos também manter o colesterol dentro dos níveis normais, reforçar a circulação sanguínea e tratar da dor de cabeça crônica, ou daquela associada ao cansaço.
O café nos ajuda a prevenir e a tratar as câimbras muscularesCafe-e-caimbras

Um dado curioso que vale a pena ter em conta. Sabia, por exemplo, que uma xícara de café de 100 ml, nos fornece quase 10% da dose de potássio que necessitamos por dia? Pois é.
  • O café é uma das bebidas mais ricas em oligoelementos que podemos consumir. Contém, em sua composição, minerais essenciais como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro…
  • O potássio é, sem dúvida, um dos elementos mais abundantes no café e, por isso, o torna ideal para combater o cansaço e as  câimbras musculares.
  • O café favorece a contração muscular e a transmissão do fluxo nervoso, contribuindo além disso, para o bom funcionamento dos rins e nos fornecendo energia para começarmos o dia.
4 truques curiosos que ajudarão você a desfrutar mais do café Cafe-hipotensão

1.Começar o dia com o cheiro do café

Tem um temporizador em casa?  São muito práticos para poder programar, por exemplo, o momento no qual desejamos que nossos eletrodomésticos comecem a funcionar.
Uma forma muito motivadora de começar o dia e de nos fazer levantar da cama com ânimo é sentir o cheiro agradável do café que acabou de ser feito. Para isso, você só tem que deixar sua cafeteira expresso já preparada, programar o temporizador para uns 10 minutos antes da sua hora de levantar…   E pronto.
A casa cheirará a café e ninguém será capaz de ficar mais tempo deitado.

2.Café com menta, café com canela…

Uma forma maravilhosa de desfrutar um pouco mais do café e das infusões é combinar “ambos os mundos”. Não são incompatíveis e os benefícios são múltiplos.
Se você sentir curiosidade por provar um tipo de café realmente delicioso, experimente adicionar ao seu recipiente de café um pouco de canela em pó.  Faça isso e verá que descoberta tão agradável.
3.Café com gelo? Evite que fique aguadoCafe-com-gelo

Quando estamos no verão quase ninguém consegue resistir a tomar um delicioso café com pedras de gelo. Contudo, sabemos que é desagradável quando deixamos o café ficar aguado.
Solução?  A próxima vez que fizer café, coloque-o em sacos para gelo.  Você obterá “pedras de café” que poderá adicionar em sua xícara sem deixar o café ficar sem graça  de novo.

        4.Uma soneca depois do café

Se você for daquelas pessoas que não podem deixar de tomar uma xícara de café depois do almoço, cairá bem tomá-lo bem quente para, depois, tirar uma soneca.
Você perguntará como pode ser, já que o café é um ativador natural. Isto acontece porque a xícara de café não fará efeito até que passem 15 ou 20 minutos.
 Assim, tomar um café bem quente, ajudará você a ter um agradável sonho. E quando despertar, depois dos 15 minutos, graças à cafeína e a essa soneca reparadora, estará mais que pronto para continuar com o seu dia.

http://melhorcomsaude.com/coisas-voce-nao-sabia-cafe-4-truques/


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...