quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O ácido cítrico do limão - um agente bactericida

O ácido cítrico do limão - um agente bactericida

Conceição Trucom *
Citrus, em latim, quer dizer limão. Daí todas as frutas cítricas serem parentes etimológicas do limão. Isso mesmo, o limão é a mais cítrica das frutas da sua família: é o pai de todas!!!
Existe uma frase clássica sobre o limão que tem forte fundo de verdade: "O limão é um antibiótico natural". Muitos pensam que este poder está na sua vitamina C, o que é um ledo engano.

O suco do limão é relativamente pobre em vitamina C, principalmente se comparado com laranja, tangerina, acerola, goiaba e kiwi. Contudo, o limão tem cerca de cinco vezes mais vitamina C na sua casca - cerca de 150mg/100g - do que no seu suco - cerca de 40mg/100g.
A explicação do poder bactericida e antibiótico do limão está, novamente, no seu elevado teor de ácido cítrico que é de cerca de 5 a 7%, independentemente da variedade de limão.
Um fato real é que, na indústria alimentícia, o ácido cítrico e seus citratos são massivamente usados como conservantes naturais de alimentos processados. Ou seja, são usados para evitar o crescimento de bactérias, bacilos e fungos. Portanto, o ácido cítrico é um bactericida de alimentos e bebidas industrializados.
Assim, quando se tem uma mucosa ferida, seja ela interna (estômago, intestinos etc.) ou externa (pele e narinas), um bom procedimento é tratar com o suco fresco de limão, idealmente diluído segundo formulação adequada a cada caso.
Enganam-se aqueles que acreditam que o limão faz mal ao estômago. Na verdade o limão é um agente alcalinizante de distúrbios ácidos do estômago, além de ser um cicatrizante de mucosas lesadas e um excelente bactericida natural.
Como prova, a milenar Medicina Ayurvédica trata todos os problemas digestivos com preparados a partir do limão.
Uma dica importante: todas as pessoas que desejam ser saudáveis, principalmente gestantes, crianças, adolescentes e as da terceira idade, devem consumir diariamente sucos frescos e naturais (nada de congelados, enlatados, pós ou conservados) contendo folhas verdes (couve, hortelã, salsa, capim cidreira, alfaces etc.), sementes cruas e germinadas (linhaça, girassol, abóbora, gergelim etc.) e raízes cruas (cenoura, beterraba, bardana e inhame), mas sempre associadas com o suco fresco de um limão/pessoa para:
1. Alcalinizar o organismo fortalecendo o sistema imunológico;
2. Ajudar na fixação dos sais minerais, como os de ferro, cálcio e magnésio, contidos neste suco/coquetel da vida, da natureza;
3. Proporcionar uma saudável respiração e comunicação celular (cérebro e organismo);
4. Otimizar a digestão e geração da energia vital;
5. Cicatrizar tecidos e mucosas;
6. Combater bactérias e demais micro-organismos oportunistas. 
Observe na figura ao lado que a molécula de ácido cítrico tem uma cadeia curta de 3 carbonos, comprimida por 3 volumosos grupos carboxila (-COOH). Ou seja, trata-se de um ácido tricarboxílico e tal configuração lhe confere elevado poder:
a) Complexante, ou seja, fixação de cátions como cálcio, ferro, potássio e magnésio. Essa propriedade lhe outorga  a função de agente mineralizante e;
b) Tamponante, ou seja, agente de estabilização do pH de meios aquosos, sendo ele o principal agente de alcalinização do metabolismo orgânico de homens e animais. Além de;
c) Fazer parte do Ciclo de Krebs ou Ciclo do Ácido-Cítrico, quando desempenha papel fundamental na respiração celular e na geração da energia humana.
Dessa forma, cumpre papel importante na estabilização do pH dos líquidos corporais, na eletroquímica (comunicação celular) do cérebro e de todo o organismo, no sistema de formação e manutenção óssea, na respiração celular e em toda a geração de energia da vida humana.

Ciclo de Krebs, Ciclo do Ácido Cítrico ou Ciclo dos Ácidos Tricarboxílicos
É uma rota metabólica, ou seja, uma sequência de reações químicas responsáveis pela:
- respiração celular de todas as células aeróbicas;
- geração energética a partir da "digestão oxidativa" de carboidratos, gorduras (ácidos graxos) e proteínas (aminoácidos).

http://www.docelimao.com.br
http://saudealternativaa.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...